16 de janeiro de 2009

Retrospectiva Aquilombando 2008: o coletivo relembra os fatos mais importantes do ano.


Por Wander Pavão Coletivo Aquilombando Distrito Federal


Produtor e mc Higo Melo lança vídeo clipe de rap instrumental


Foto:Tatiana Reis

O produtor e mc do grupo Aquilombando e Ataque Beliz, Higo Melo, lançou no início de julho um dvd com vídeos experimentais de rap instrumentais. As músicas fazem parte de seu álbum instrumental “Beats D’Melo”. As imagens foram feitas com uma máquina fotográfica digital. A proposta era viabilizar uma produção de áudio visual utilizando baixa tecnologia. “As periferias precisam dominar essas tecnologias para inverter o olhar torto e preconceituoso que os grandes centros pintam ao nosso respeito” diz o produtor.
O vídeo tem obtido vários elogios e quem assiste garante que a produção não deve em nada no quesito qualidade. Anderson Maya foi auxiliar de fotografia no projeto.




Sinopse: Explorando a saturação de cores e o estilo documental, os vídeos mostram a periferia vista de um outro ângulo. A profusão de cores vivas e simétricas, brincam com a arquitetura das casas de periferia e montam verdadeiros mosaicos iluminados no vídeo Harpadella. O vídeo Jazz D’Jango mostra a quantidade de vidas e intersecções que o espaço da rua nos reserva até chegarmos ao nosso destino. Por fim, o vídeo Corre nos mostra o mundo de uma janela de metrô e como a paisagem urbana muda drasticamente à medida que nos distanciamos do centro e adentramos as periferias mais distantes. Os três vídeos clipes foram produzidos com baixa tecnologia de câmaras fotográficas digitais. Todos os vídeos foram produzidos por Higo Melo, produtor musical, rapper, poeta, escritor, fotógrafo e filmaker do Coletivo Aquilombando. As músicas fazem parte de seu álbum instrumental Beat’s D’Melo. Todas as trilhas foram compostas e tocadas por Higo Melo.


Aquilombando faz show no Aniversário nos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente


No dia 13 de julho o Aquilombando foi convidado para apresentação no Setor O por ocasião da comemoração dos 18 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente


foto: Will

O evento foi organizado pela ASPCEL - SDR (Ação Social pela Cultura Esporte e Lazer - Sobreviventes de Rua), uma organização da sociedade civil da cidade satélite de Ceilândia que trabalha com crianças, adolescentes, famílias carentes e presidiários.

Pavão representa o Coletivo Aquilombando no Seminário Hip Hop Fora do Eixo em Goiânia.


Dia 28 de julho aconteceu o Seminário Hip Hop Fora do Eixo em Goiânia. Vários coletivos estavam representados para discutir formas e estratégias de circulação das produções do hip hop.


http://www.hiphopforadoeixo.blogspot.com/

Aquilombando lança seu primeiro demo clipe
Designer capa: Anderson Maya


Em parceria com a UnB TV o coletivo Aquilombando lançou seu primeiro demo clipe. A música Haiti foi à escolhida. O projeto foi concebido em parceria com a UNBTV. Além das críticas ao sistema racista, a música Haiti usa o exemplo de luta e resistência do povo haitiano. O set de gravação foi a C.E.U. (Casa do Estudante Universitário), onde em março de 2007, ocorreu um lamentável atentado racista contra estudantes africanos. A escolha da música, bem como o set de gravação, é uma forma de apoiar, de se solidarizar e levantar a auto-estima do povo negro brasileiro e em outras partes do mundo. O clipe possui imagens reais do arquivo jornalístico sobre o incidente na Universidade de Brasília.


Grafiteiro Rafael Lance representa o Aquilombando no I Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte.

Catálogo da Bienal de Graffiti

De 30 de agosto até 7 de setembro o grafiteiro do Aquilombando, Rafael Lance, foi um dos selecionados nacionais a representar o grafite candango na I Bienal Internacional de Grafiti de Belo Horizonte. Grafiteiros de várias partes do mundo e do Brasil pintaram as ruas, galerias e muros de Belo Horizonte.

Foto: Rafael Lance

Aquilombando rouba a cena no Cena Contemporânea 2008.

Dia 4 de setembro o Aquilombando fez show na Cena Contemporânea 2008, no Festival Internacional de Teatro de Brasília. Diretamente da praça do Complexo Cultural da República na esplanada dos ministérios em Brasília, o Aquilombando literalmente roubou a cena e inflamou as quase duas mil pessoas presentes no local.


Coletivo Aquilombando enegrese a 27ª Feira do Livro de Brasília


Ainda na intensa programação de setembro, nos dias 4 e 6 o Aquilombando participou da 27ª edição da Feira do Livro de Brasília, ministrando uma palestra sobre Rap: poesia negra, oficina de rap e pockshow na arena cultural da feira.

Foto: Fernando













A poesia negra se fez presente e representou a periferia em um evento tradicionalmente fechado a cultura popular. No pocktshow, a energia do grupo contagiou a platéia fazendo com que os presentes pedissem bis.

Vídeo clipe Haiti concorre em festival nacional


No dia 20, o Aquilombando esteve em Santos, prestigiando o 6º Curta Santos, Festival Santista de Curtas Metragens, onde o vídeo clipe da música “Haiti” foi indicado como um dos finalistas na premiação Olhar Brasilis de melhor vídeo clipe nacional.

Aquilombando é finalista do X FINCA


No dia 16 de setembro o Aquilombando fez show na seletiva do X FINCA, Festival de Música da Universidade de Brasília. No dia 4 de outubro o coletivo foi uma das bandas selecionadas a se apresentar na final do festival. O grupo de rap era o único do gênero no festival e arrancou muitos aplausos.

Foto: Isabela Lyrio

Vídeo clipe Jazz D’Jango na final do Festival Hutúz 2008



No dia 12 de outubro, o vídeo clipe “Jazz D’Jango” do videomaker, instrumentista, produtor e mc do Aquilombando, Higo Melo, foi selecionado como um dos cinco finalistas na categoria melhor vídeo clipe do 9º Festival Hutúz de Hip Hop, no Rio de Janeiro. Assistam ao teaser produzido especialmente para a votação do Hutúz 2008.

Reveja o video, clique aqui


Aquilombando leva Prêmio no Cine Periferia Criativa

Dia 09 de novembro, no Teatro SESC Newton Rossi, SESC Ceilândia, o Coletivo Aquilombando recebeu a premiação de Melhor Vídeo Clipe na 2ª edição do Festival de Cinema Cine Periferia Criativa promovido pela Central Única das Favelas de Brasília.

Com um total de 60 inscrições de produções para o Festival, 10 vídeo clipes foram selecionados para concorrer. Entre os selecionados estava “Haiti”, produção em parceria da UnB/Aquilombando e “Jazz D’Jango” produzido por Higo Melo. O júri decidiu as três primeiras posições.

Grupo Aquilombando é notícia no Jornal Correio Brasiliense

Dia 28 de novembro o jornal Correio Brasiliense publica uma matéria com o Aquilombando e os outros dois grupos ganhadores do Festival Cine Periferia Criativa. A matéria saiu no caderno Cidades e representou de forma digna o talento e as ideologias dos coletivo entrevistados. Confiram a matéria na íntegra no link:

clique aqui

No mês de novembro o Aquilombando foi ao Rio de Janeiro participar da premiação e se apresentar no palco alternativo do 9º Hutúz Festival Latino de Hip Hop. Com muita energia o grupo espantou o frio e esquentou o ambiente.

O vídeo clipe Jazz D’Jango de rap instrumental, produzido por Higo Melo, também foi exibido na programação do Hutúz Filme Festival.

Aquilombando ministra oficina com o rapper GOG

Nos dias 13 e 14 de dezembro, Pavão MC, diretor executivo do Aquilombando, foi convidado pelo rapper GOG a ministrar oficina de rap no projeto GOG COM VIDA na Escola Classe 7 na QE 38, no Guará II.


O projeto piloto tem como objetivo aproximar as famílias do hip hop, desmistificando o gênero que geralmente é associado como coisa de marginal.

Grupo Aquilombando ganha prêmio no Festival Consciência Hip Hop


Para fechar o ano com chave de ouro, no dia 20 de dezembro o Aquilombando ganhou o prêmio centro-oeste, categoria Melhor Demo, do 4ª Festival Consciência Hip Hop, em Cuiabá, Mato Grosso. Pavão MC representou o coletivo e ainda palestrou na mesa do Seminário Consciência Hip Hop, juntamente com o rapper GOG, discutindo o tema: Mercado Cultural e Militância no Rap: negócios e oportunidades.
 

Gravidade Powered By Blogger © 2009 Bombeli | Theme Design: ooruc