6 de junho de 2008

Aquilombando grava videoclipe, Turbo Trio lança disco, O triunfo do Hip-Hop nacional e B. Boys e B.Girls debatem cadeia produtiva.


Aquilombando, coletivo de hip hop do Distrito Federal, gravou seu primeiro vídeo clipe, na semana passada. A idéia virou ação a partir de contatos com estudantes de comunicação social da Universidade de Brasília, que decidiram colaborar na gravação do clipe.

A música escolhida foi “Haiti”, que em 2005, foi uma das músicas escolhidas pela SEPPIR (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), que promoveu a 1° Seleção Nacional de Arte e Cultura Hip Hop: “Pense no Haiti, Zele pelo Haiti”. A era promover a auto-estima do povo haitiano.

A locação escolhida para as gravações do clipe foi a CEU – Casa do Estudante da UnB. O que motivou essa escolha foi o fato que ocorreu no ano passado: algumas pessoas tentaram atear fogo em dois apartamentos cheio de estudantes africanos em intercâmbio que estudam na universidade. Felizmente ninguém foi ferido. Isso causou muita revolta e indignação na população africana no país, bem como no movimento negro brasileiro.


“A idéia, é que esse fato não caia no esquecimento, já que nesse país nos induziram a aminésia, resolvemos relembrar esse lamentável acontecimento para que ele não se repita nunca mais. Em Brasília, os brancos têm essa tradição de queimar índios, negros. A música mostra a nossa solidariedade e no refrão pode-se ouvir: ‘pra todo povo negro que ta na linha de frente / Mantenham a corrente, mantenham a corrente / aos irmãos e irmãs africanas em outro continente“, ressalta o Pavão, rapper do Aquilombando.

O clipe ainda não tem data para lançamento, mas o grupo já pensa em uma forma alternativa para a circulação. Ouça o som dos caras em

Aquilombando
Myspace

Fonte: Hip-Hop Fora do Eixo MT


• Rola nesta sexta-feira (06) o lançamento oficial do primeiro disco do Turbo Trio, o elogiado “Baile Bass” (YB Music/brazilmúsica!). O som do grupo começa nos anos 80, com miami bass, electro funk de Mr. Afrika Bambaataa e Mantronix. Passa pelos os anos 90 e 00, com o ragga e o funk carioca. Fechando a tampa, os atemporais Kraftwerk.

Calcado no peso destas referências, o produtor gaúcho Tejo Damasceno propôs ao MC carioca BNegão e ao também produtor Alexandre Basa, de São Paulo, formarem o Turbo Trio, um combo que surge para engrossar o caldo sonoro dos BPMs acelerados. E na velocidade das suas batidas, vem causando forte expectativa no Brasil e no exterior.

Fonte: Rapevolusom


• Nesta sexta-feira, às 18hs, o Movimento Hip-hop Nacional terá um motivo a mais para comemorar o seu reconhecimento como instrumento de influência positiva para a Cultura da Cidade de São Paulo. Trata-se do reconhecimento de Nelson Triunfo com Título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, sob a indicação do vereador Chico Macena (PT). O Título de Cidadão é uma homenagem promovida pelas Câmaras Municipais de todas as cidades do país a pessoas nascidas respectivamente nestas ou advindas de outros lugares – como é o caso de Nelson Triunfo, cidadão pernambucano –, mas que tenham contribuído exemplarmente para o progresso das mesmas em quaisquer setores da sociedade...

De volta a Câmara de São Paulo...

"O título será uma forma da cidade agradecer a Nelson e ao Movimento Hip-hop pelo enriquecimento de sua Cultura e Identidade, reconhecendo oficialmente a importância do primeiro e de tantos outros, na dança e na música, mas também na educação e na inclusão sócio-cultural de milhares de jovens", declara o vereador Chico Macena. A cerimônia irá contar com a presença de autoridades e de várias personalidades do Movimento Hip-hop e da Cultura Black nacional como o embaixador do Movimento Black Rio Dom Filó, o cantor carioca Gerson King Combo, o soulman e líder da Zulu Nation Brasil King Nino Brown, entre outros. A entrada é franca. O evento ocorrerá no Plenário 1 de maio, sala em que os vereadores votam as leis e decidem o orçamento da cidade, aberta especialmente para a acomodação do público.

Fonte: Rapevolusom


• Para quem acha que os bboys só pensam em dançar, engana-se redondamente. Bboys e bgirls de vários lugares do país estão começando a fomentar uma discussão acerca do mercado hip hop (ou falta dele) e novas tecnologias de trabalho e produção, e mais, já planejam um fórum nacional para debates.

Quem está capitaneando essa discussão são bboys e bgirls do Centro Oeste, mais especificamente de Mato Grosso.
A maior dificuldade encontrada pelas crews é a circulação dos grupos, por falta de investimento e também pela falta de organização entre eles.

Nesta quinta-feira, dançarinos de Cuiabá, Primavera do Leste, Barra do Garças, Rondonópolis, São Paulo, entre outras localidades reúnem-se afim de debater, produção e troca de tecnologias e moeda social.

Um dos maiores eventos da categoria acontece em agosto, no Festival Consciência Hip Hop – Movimento do Cerrado, onde dançarinos do Centro-Oeste, serão premiados, com valores que oscilam entre r$ 50 e r$ 1.000. A Batalha Consciência Hip Hop, é uma das estratégias de circulação das crews, e também está entre as pautas da reunião on-line, que acontece no dia 05 de junho, as 20h00, horário de Brasília.

Quem quiser participar, é só adicionar o Carlos Medrado no MSN: batalhaconscienciahiphop@hotmail.com.
Carlos é um dos membros da CUFA – Central Única das Favelas, e está organizando a Batalha Consciência Hip Hop.

Fonte: Hip-Hop Fora do Eixo MT
 

Gravidade Powered By Blogger © 2009 Bombeli | Theme Design: ooruc