25 de maio de 2008

Exposição com grafites brasileiros e documentário sobre a Resistência do Vinil.


• Um dos mais importantes museus do mundo, a Tate Modern, em Londres, inaugurou nesta sexta-feira (23) uma exposição de arte de rua na sua própria fachada. Entre os autores das obras estão grafiteiros brasileiros.Chocar, surpreender, polemizar são os verbos que sempre combinaram com a arte moderna. Na mais nova exposição em Londres, o público conjuga todos esses verbos e mais um: contemplar.

Afinal, não é todo o dia que se pode ver a arte nascendo diante dos olhos. Foi o que aconteceu na parede norte da Tate Modern – uma das maiores e mais tradicionais galerias de toda a Europa.

Os centenários tijolinhos de barro, de uma hora para outra, passaram a ganhar cores, formas, vida.
Não é o tipo de exposição pra ser vista de perto, não. Pelo contrário, quanto mais longe estiver o expectador, melhor. Até porque são desenhos gigantescos: de 25 metros de altura.

• Artistas brasileiros São seis painéis criados por um seleto grupo de artistas internacionais especializados em street art ou arte de rua. Entre eles, três brasileiros: Francisco da Silva, mais conhecidos como "Nunca", escolheu uma imagem que, segundo ele, representa a violência das grandes cidades.
"Já trabalhei com museus e galerias no Brasil e na Europa, mas nada desse tamanho", disse Silva.

Ele diz que já pintou em vários lugares do Brasil e da Europa, mas nada desse tamanho. A dupla "Os Gêmeos", como são conhecidos os grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, foi ousada.
"A gente deixou a critério das pessoas, dos expectadores. Para eles olhares e imaginarem aquilo que eles bem entenderem", explica Gustavo Pandolfo.

O curador do museu conta que rodou o mundo para escolher os artistas. Trouxe um da França, um da Espanha, um da Itália e um dos Estados Unidos – além dos brasileiros, pelos quais não esconde a preferência. "Estive em São Paulo, onde vi o trabalho deles. Não dava para deixá-los fora do projeto", disse.
A exposição vai durar até setembro, quando acaba o verão no Hemisfério Norte. As paredes, então, serão, lavadas. Mas dificilmente essas obras vão ser esquecidas.


Fonte: G1


• Um documentário de Eduardo Castro onde conta uma viagem ao mundo dos discos vinil.
A loucura, a paixão e o fetiche dos colecionadores, amantes e especialistas em vinil, em plena era do mp3 e DVD.

Ganhador de quatro prêmios em vários festivais

Resistência do Vinil


Parte 01



Parte 02




Fonte: Vira lata discos
 

Gravidade Powered By Blogger © 2009 Bombeli | Theme Design: ooruc